Felizmente cada vez mais gestores de empresas têm percebido que o o sucesso de seu negócio está diretamente ligado ao desenvolvimento de equipes de alta performance. Peter Drucker já dizia na década de 70 que são as pessoas que fazem a diferença em uma empresa. A prática e o contato com empresas de diversos portes e segmentos vem nos mostrando que de fato há uma consciência crescente de que são as pessoas que fazem as coisas acontecerem, que são elas que produzem, geram serviços, negociam com fornecedores matéria prima de qualidade com melhores preços e prazos, e sobretudo, são as pessoas que atendem os clientes. Enfim, por melhor que seja a estrutura da empresa, suas instalações, equipamentos, recursos financeiros e tecnológicos, de nada adiantará se não tiverem pessoas capacitadas e comprometidas com os objetivos e metas da empresa. Mais do que competência técnica as pessoas precisam ser desenvolvidas em suas competências comportamentais. É notável que há pouquíssimo espaço no mercado para profissionais com dificuldades em se comunicar ou se relacionar. As empresas buscam por pessoas que compartilhem seus conhecimentos, relacionem-se bem, tenham uma autoestima elevada que promova sua automotivação e possibilite a resiliência nas relações interpessoais. Competência técnica é importante sim em um processo de atração e retenção de talentos, mas certamente o diferencial é cada vez mais a competência comportamental.
Anelane Duarte
Consultora em Desenvolvimento Humano e Organizacional
Despertar Desenvolvimento Humano
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